Cultura Organizacional x Trabalho remoto

Cultura Organizacional x Trabalho remoto

Cultura Organizacional é um conjunto de hábitos, valores, crenças e comportamentos compartilhados pelos profissionais que compõem uma empresa. Ela é direcionada, inicialmente, pelos valores do seu fundador e, com o tempo, se ajusta através das interações e processos comuns dos seus colaboradores.

A cultura organizacional se destaca como um recurso em busca de competitividade, pois, alinhada às estratégias da organização, é utilizada como norteadora para todas as atividades da empresa. É ela quem direciona as decisões e prepara a empresa para o futuro.

Outro ponto importante é que uma Cultura Organizacional sólida impacta na força da marca empregadora. Isso significa maior abertura para atração de grandes talentos e retenção de profissionais de forma eficaz. Assim, a organização terá um time composto por pessoas que compartilham os mesmos ideais, os mesmos valores e princípios.

Estar presencial na empresa foi o que ajudou a construir e a sustentar a cultura organizacional. Frequentar o escritório diariamente possibilita que o conjunto de crenças e valores organizacionais sejam moldados e disseminados, ou, pelo menos, era o que pensávamos até então. Em tempos de trabalho remoto, como podemos fortalecer a cultura organizacional da empresa?

Nesse caso, é necessário rever alguns pontos básicos, como: processos, recrutamento, integração, plano de carreira, ferramentas e gestão. A comunicação é um dos elementos essenciais para saber como fortalecer a cultura organizacional e também um dos que mais geram desafios no modelo de trabalho remoto. Por isso, ela pode e deve ser revista quando necessário, assim como outros pontos que mencionaremos a seguir:

  • Crie canais de comunicação eficientes

Certifique que a equipe tenha acesso a canais abertos para que haja interação. Sempre que necessário, tire dúvidas, faça solicitações e alinhe expectativas. A comunicação online deve ser tão ágil quanto a do contexto físico. Lembre-se de revisar o código de ética da empresa e, se necessário, fazer ajustes ou inserir boas práticas de comunicação online. É importante evitar fofocas, mal-entendidos, entre outros ruídos que podem prejudicar os processos da empresa.

  • Faça com que o feedback aconteça com todos

Durante o contato físico entre as pessoas, o feedback flui de modo contínuo e natural. No trabalho remoto, o mecanismo mais usado para compartilhar essas impressões é o texto, mas não deve ser o único. As chamadas de vídeo podem ser usadas como recursos de feedback. O ideal é criar momentos destinados ao feedback diariamente, semanalmente, ou em uma frequência que mais se adeque aos processos da empresa.

  • Reveja aspectos básicos da cultura da empresa

Faça um diagnóstico e identifique se existe algum aspecto da cultura atual que não é possível de ser reproduzido pelo meio remoto. Faça adaptações para que todos possam experienciar a cultura da empresa da melhor forma possível. Nesse novo modelo, é fundamental continuar zelando pelo bem-estar dos colaboradores. Saber como fortalecer a cultura organizacional é entender que esse processo também pode decorrer de mudanças.

  • Invista em novos recursos e ferramentas de gestão

As ferramentas de gestão online têm colaborado significativamente para o trabalho à distância. Identifique os que mais se adequam à realidade da empresa. Essas ferramentas devem fazer sentido para os colaboradores. Promova treinamentos e sensibilizações para que todos sejam capazes de usar as funcionalidades com eficiência.

  • Estimule a autonomia

Dê liberdade para que os profissionais tomem decisões e resolvam problemas com autonomia. A autonomia, como dissemos, depende de uma relação de confiança. Isso fará com que a equipe se sinta parte importante de uma unidade e enxergue além dos limites. Dessa forma, todos se concentrarão no esforço coletivo para colocar os valores da empresa em prática.

  • Utilize o fit cultural como critério de seleção

Colaboradores e candidatos sempre apresentarão certos níveis de compatibilidade com as crenças e comportamentos pretendidos pela organização. Logo, é possível selecionar a melhor opção em relação ao ajuste com a cultura organizacional de uma empresa. A cultura organizacional funciona como uma “seleção natural” dentro da empresa. Profissionais que não estejam alinhados com ela precisam se adaptar ou acabam ficando desconfortáveis e deslocados, o que impacta diretamente no turnover.

  • Foque em um bom Onboarding na sua empresa

Funcionários remotos podem demorar mais tempo para mergulhar de cabeça nos processos da empresa, portanto criar um plano e definir estratégias específicas auxiliam na redução de estresse e ansiedade que os novos contratados possam ter. Além disso, também garante que eles sejam devidamente apresentados a todas as pessoas que compõem a equipe, bem como aos processos de gerenciamento e projetos. Onboarding em grupo pode ser uma ótima maneira de minimizar os esforços e redundâncias durante a integração, podendo também criar um sentimento de comunidade entre os novos contratados. Algumas empresas possuem ciclos fixos de entrada de novos funcionários e isso pode ser muito produtivo quando se consegue estabelecer esse tipo de relação.

Todo profissional é influenciado de forma consciente e inconsciente pela cultura organizacional. Essa influência afetará também as decisões e ações relacionadas ao seu desempenho. Toda essa situação é estabelecida pelo papel da liderança na cultura. São eles que iniciam todo o processo de instalação e reconhecimento, além de manter a cultura corporativa sempre ativa.

A cultura organizacional é um tema de extrema relevância, por isso, é preciso compreender quais são os posicionamentos da empresa e iniciar a implementação de um alinhamento. Agora que você já está familiarizado com os processos de fortalecimento da cultura organizacional remota, não se esqueça de observar o comportamento da sua equipe para compreender as necessidades e ainda reconhecer as diferenças na forma como cada um, em sua particularidade, aprende, absorve informações e, efetivamente, trabalha. Você sabia que nós da Perroni Consultoria podemos te ajudar?

Perroni Consultoria

Perroni Consultoria

Somos uma consultoria de Recursos Humanos especializada em processos estratégicos de recrutamento e seleção e soluções de gestão de pessoas no segmento jurídico.

Compartilhar:

Posts anteriores

Assine a nossa newsletter

WhatsApp

Espere um momento,

temos algo incrível para você!

Não perca as melhores oportunidades e as últimas novidades que a Perroni tem a oferecer. Junte-se à nossa comunidade e descubra tudo isso através da nossa newsletter exclusiva!