Excel no ambiente jurídico: três funcionalidades básicas, mas necessárias

Excel no ambiente jurídico

No âmbito jurídico, é frequente que o profissional conclua a sua formação e comece a gerir seus fluxos de trabalho com pouco ou quase nenhum conhecimento especifico em gestão ou administração. Atuar dessa forma é arriscado, pois com a falta de know-how e conhecimento técnico, o profissional pode deixar de coletar dados importantes para a gestão dos seus projetos. Com a evolução do processamento de informações, atuar dessa forma é ainda mais arriscado para o escritório, pois as tomadas de decisões baseadas em dados são muito mais assertivas e agregam muitos benefícios aos fluxos de trabalho nos quais são aplicados, fazendo-os mais competitivos no mercado.

Dessa forma, torna-se necessário a utilização de ferramentas para a correta condução dos projetos e garantia da qualidade dos resultados entregues. Apesar de existirem softwares de gestão direcionados para o meio jurídico, muitas demandas podem ser facilmente supridas com a correta aplicação de softwares como Microsoft Excel ou mesmo o Google Sheets (aplicativo de uso gratuito).

Com o uso de fórmulas simples e que podem ser combinadas entre si, é possível ter planilhas que irão auxiliar o controle de processos, o acompanhamento de metas, monitoramento de diversos prazos e especialmente contribuir de forma estratégica para a otimização dos fluxos, agregando produtividade aos projetos.

Visto por muitos como um software de uso complexo, o Microsoft Excel conta com uma página de suporte extremamente útil. Caso seja explorada corretamente, é capaz de fornecer as orientações necessárias para direcionar o uso pleno da maior parte de suas funcionalidades.

Como um breve resumo, são citadas abaixo 3 funcionalidades básicas que contribuem significativamente para a construção de planilhas estratégicas:
  • Formatação condicional – Essa funcionalidade permite realçar determinadas células com base no seu conteúdo. Isso é bastante útil para controle de prazos e acompanhamento de metas. Com o realce é mais fácil a identificação dos processos que estão com o vencimento próximo ou com desenvolvimento abaixo do esperado, por exemplo.
  • Fórmulas condicionais – O uso da função SE, principalmente acompanhada das funções E, OU e NÃO, é muito proveitoso para direcionar tomadas de decisão. Isso pois, uma vez estruturado o banco de dados, é possível a aplicação de uma lógica (caso X ocorra Y deve ocorrer, por exemplo) e com isso a análise dos dados ocorre de forma rápida e confiável. Além disso, há diversas outras fórmulas que são a combinação dessa função com operações corriqueiras como (SOMASE, SOMASES, CONT.SE, MÉDIASES, MÁXIMOSES, entre outras).
  • Tabelas dinâmicas – Essa é uma ferramenta poderosa para calcular, resumir e analisar dados. Através de sua aplicação é possível a examinar dados, ver comparações, buscar por padrões de ocorrência bem como tendências nos dados.
Picture of Perroni Consultoria

Perroni Consultoria

Somos uma consultoria de Recursos Humanos especializada em processos estratégicos de recrutamento e seleção e soluções de gestão de pessoas no segmento jurídico.

Compartilhar:

Posts anteriores

Assine a nossa newsletter

Espere um momento,

temos algo incrível para você!

Não perca as melhores oportunidades e as últimas novidades que a Perroni tem a oferecer. Junte-se à nossa comunidade e descubra tudo isso através da nossa newsletter exclusiva!