O papel da liderança no fortalecimento da cultura organizacional

A cultura é desenvolvida a partir de valores, crenças ou percepções e traduz a realidade do dia a dia da empresa, sobretudo nas ações dos colaboradores e dos líderes.  A liderança tem um papel fundamental quando o assunto é cultura organizacional, pois é ela que irá garantir que todos os aspectos relacionados a cultura da empresa sejam implementados por todos os profissionais.

O líder, antes de disseminar a cultura, precisa ter o fit cultural com a organização para que sua fala esteja congruente com os seus comportamentos. Quando não há esse match, fica muito mais difícil para a liderança ser exemplo, praticar a cultura e influenciar as pessoas.

Muito mais do que palestras ou palavras motivacionais, o que levará a equipe a agir conforme os valores e objetivos da empresa, o que realmente fará diferença é a forma como esse gestor irá trabalhar a cultura no dia a dia. A atitude dos líderes deve integrar características que permitam o estabelecimento de um clima para uma cultura saudável, como por exemplo:

  • Empatia;
  • Inteligência emocional;
  • Apoio e disponibilidade;
  • Feedback;
  • Comunicação clara;
  • Disponibilidade para ajudar;
  • Abertura para o novo;
  • Compromisso com o crescimento individual;
  • Promover o autoconhecimento.

Como podemos perceber, um dos papéis mais importantes do líder é garantir o engajamento da sua equipe para a propagação da cultura organizacional. Assim, os colaboradores entregarão todo o seu potencial e esforço às suas responsabilidades, que conseguem, de fato impulsionar os ganhos do seu time e da organização como um todo. Esse engajamento pode ser facilmente medido e acompanhado através de:

  1. Pesquisa de Clima;
  2. eNPS;
  3. Feedbacks individuais;
  4. Indicadores de produtividades;
  5. Avaliação de desempenho.

Para que a liderança possa exercer esse papel tão importante, ela precisa estar pronta e qualificada para gerenciar pessoas. Só assim deixará sua marca e contribuirá para uma cultura organizacional bem estabelecida. Por isso, é essencial investir em gestão de cultura e liderança. Como podemos te ajudar?

Perroni Consultoria

Perroni Consultoria

Somos uma consultoria de Recursos Humanos especializada em processos estratégicos de recrutamento e seleção e soluções de gestão de pessoas no segmento jurídico.

Compartilhar:

Posts anteriores

Assine a nossa newsletter

WhatsApp

Espere um momento,

temos algo incrível para você!

Não perca as melhores oportunidades e as últimas novidades que a Perroni tem a oferecer. Junte-se à nossa comunidade e descubra tudo isso através da nossa newsletter exclusiva!