O que podemos aprender com o “não”

Entre as habilidades mais debatidas quando nos referimos ao sucesso profissional está a capacidade de dizer “não” quando precisamos estabelecer limites, gerenciar o volume de trabalho e, até mesmo, lidar com pessoas. E se, para alguns de nós, é difícil aprender a dizê-la, ouvi-la é uma unanimidade: não estamos preparados para ouvir o não.

Isso porque as negativas vêm, quase sempre, carregadas de alguma frustração. Não esperamos ter nossas ideias, projetos profissionais, expectativas de promoção ou negociações comerciais negadas. Não investimos nossa energia em trabalhos esperando que deem errado. Criamos expectativas, e isso é natural.

Entretanto, tão importante como exercer nossa habilidade de dizer “não”, saber ouvi-lo é essencial para construir sua carreira profissional, independente da área ou da posição que ocupe. E, para isso, uma das competências mais importantes que devemos exercitar é a humildade. Compreender que não sabemos tudo, que nem sempre é o momento para realizar algo e que, muitas vezes, outras pessoas não irão concordar ou querer o mesmo que nós, e está tudo bem!

As negativas que recebemos podem ser ótimas oportunidades de aprendizado, e focar nisso torna mais fácil passar pelo momento de frustração. Em termos práticos, sempre que uma situação como essa acontecer, pode ser muito proveitoso tirar um tempo para reavaliar o plano, o projeto ou até mesmo sua comunicação sobre o assunto. Com isso, pode ser possível visualizar quais aspectos favoreceram a negativa, o que pode ser mudado e se o resultado final pode ou não ser convertido.

Também é importante estar consciente que uma negativa, muitas vezes, não está relacionada com quem somos e não deve ser motivo para “ferir” ou “podar” nossa criatividade. Os obstáculos podem ser vistos como oportunidades de melhoria e aprimoramento, além de nos permitir analisar nosso próprio trabalho e nossa relação com as pessoas.

Portanto, não tenha medo de ouvir um “não”, pois nele pode conter uma gama de outras possibilidades. Use-o como combustível para novos projetos, para aprimorar ideias e para buscar desenvolvimento de suas competências. Afinal, o crescimento só é possível quando rompemos essa barreira que o medo da negativa nos coloca. Arrisque-se.

E você? Qual o último não que recebeu? O que tem feito com ele?

Perroni Consultoria

Perroni Consultoria

Somos uma consultoria de Recursos Humanos especializada em processos estratégicos de recrutamento e seleção e soluções de gestão de pessoas no segmento jurídico.

Compartilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Posts anteriores

O negócio é negociar!

A negociação está presente em nossa vida, pessoal e profissional, em diversos momentos. Negociamos com a pessoa com quem nos relacionamos, com nossos pais, filhos

Assine a nossa newsletter