Onboarding Virtual

Onboarding Virtual - perroni consultoria

Temos repetido incansavelmente sobre as mudanças na rotina de trabalho decorrentes da pandemia do Covid-19 nesses últimos tempos, inclusive as advindas com o home office (ou teletrabalho). Uma delas, que precisa de uma atenção especial por exigir adaptações importantes por parte das organizações, é a integração dos novos profissionais contratados ou onboarding.

Onboarding é um termo que significa “embarcar” e representa os procedimentos adotados para adaptar os novos profissionais à organização. Essa etapa é muito desafiadora, pois não é fácil acolher um recém-contratado a uma nova cultura. O onboarding ajuda a acelerar o tempo que o profissional leva para se adaptar e a atingir a produtividade dentro da empresa. Além disso, facilita a ambientação junto à equipe, aumenta a sensação de pertencimento e o engajamento do novo profissional.

Com o início da pandemia e a adoção necessária do modelo home office, foi preciso adaptar essa etapa fundamental para aculturação do recém-admitido. Os gestores de RH, além de pensarem em estruturar um programa de integração online, precisam também se preocupar com aspectos como saúde mental e isolamento. A tecnologia se mostrou uma excelente ferramenta neste desafio duplo.

Um programa de onboarding, mesmo que online, deve ser uma das experiências mais representativas dentro das estratégias de employee experience de uma companhia.

O processo de seleção bem executado poderá, também, contribuir com o onboarding do profissional a ser contratado. Considerando esses tempos de distanciamento social, nessa etapa, o profissional não terá contato com a estrutura física da empresa ou o contato pessoal com o empregador, e isso torna ainda mais importante investir em etapas que trabalhem o fit cultural. Durante as etapas de seleção, forneça o máximo de informações sobre a cultura, ambiente e expectativas da empresa. Assim, você vai contratar uma pessoa que já se identifica com os objetivos e valores da organização e facilitar a aculturação.

Além disso, é importante desenvolver maneiras de facilitar a etapa da contratação, que costuma ainda ser burocrática. Aproveite esse momento também para enviar ao profissional um manual com todas as informações importantes para o seu começo.

Faça um checklist com tudo que será necessário para receber o novo funcionário. Providenciar a apresentação das pessoas que trabalharão com ele, por via remota, organizar materiais de trabalho, computador que possa ser recebido em sua casa e pensar momentos que o introduzam na cultura da empresa são exemplos de ações essenciais. Caso a sua companhia já tenho um programa estruturado de onboarding, é fundamental adaptá-lo para o remoto.

A intranet é uma excelente ferramenta para disponibilizar todas as informações necessárias e garantir a boa integração do profissional com a sua nova rotina. Outras dicas importantes podem ajudar a sua empresa a se adaptar a essa nova realidade, tais como:

  • Desenvolver um vídeo de boas vindas para o primeiro dia;
  • Definir a pessoa que será o par deste profissional durante o período inicial, assim ele terá uma referência para apoiá-lo;
  • Disponibilizar na intranet e/ou por outro meio eletrônico foto e resumo da atuação dos profissionais, para que a equipe conheça quem são os seus colegas de trabalho;
  • Enviar um e-mail de apresentação do novo colaborador, para que todos saibam mais sobre quem está começando;
  • Aproveitar uma reunião com todo o time para fazer a apresentação formal do novo profissional.

Por fim, investir em ferramentas que facilitam a comunicação e organizem a rotina e gestão irão ajudar o novo funcionário no entendimento sobre o seu papel na organização.

O processo de onboarding pode demorar meses, não só durante a primeira semana de trabalho. Quando bem realizado e alinhado aos valores e à cultura da empresa, ele proporciona diversos benefícios, como profissionais mais engajados, aumento do desempenho e redução do turnover.

Quer saber mais sobre como estruturar um programa de onboarding para sua empresa? Entre em contato com a nossa equipe.

Karine Duarte

Karine Duarte

Graduada em Administração de Empresas pela Funorte de Montes Claros, com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching. Headhunter especializada no segmento jurídico.

Compartilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Posts anteriores

Assine a nossa newsletter