Gerar interesse dos talentos no mercado, atraí-los e retê-los são grandes desafios de uma organização. Ter profissionais engajados com a marca e envolvê-los com as estratégias e valores da empresa são os objetivos do Employer Branding.
O employer branding é um conjunto de ações que visam construir e manter uma imagem positiva no mercado a respeito de sua empresa como empregador. De maneira geral, ele reforça os pontos positivos e fortalece a imagem para atrair os perfis mais indicados e desejados pela organização. Quando bem feito, os profissionais percebem na empresa um local para desenvolver a sua carreira, o seu potencial e onde, também, serão valorizados como colaboradores. Isso faz com que os talentos tenham interesse em participar dos processos seletivos e, consequentemente, em parte da empresa e se vincular à marca.
Além de contribuir para gerar interesse dos profissionais no mercado, o employer branding também contribui para o aumento da produtividade. Os empregados que já fazem parte do quadro, quando estão satisfeitos e possuem orgulho institucional, tendem a se dedicar mais para atender às expectativas e alcançar os melhores resultados. Os investimentos em employer branding, também, trarão benefícios em relação a redução de custos gerados com o turnover e treinamentos de novos colaboradores.
O employer branding foca em duas frentes: a percepção do mercado e o que é compartilhado pelos colaboradores, sendo este o maior desafio. Investir na divulgação da empresa para o público externo não será efetivo se o que os funcionários estiverem percebendo e divulgando for diferente. As ferramentas usadas na construção da percepção da marca são muito parecidas com as usadas pelo marketing com os clientes. O que vai gerar frutos são inciativas constantes e não somente uma ação isolada.
Não é possível consolidar o employer branding de forma rápida, pois se trata de um projeto com várias etapas que é construído através de diversas iniciativas. A melhor estratégia é se orientar sempre pela cultura empresarial e elaborar um planejamento com etapas e metas a curto, médio e longo prazo.
Podemos citar, a seguir, algumas estratégias devem ser implementadas, como parte da construção do employer branding:
- Clareza na comunicação interna;
- Deixar claro a missão, valores e objetivos no onboarding[1];
- Desenvolvimento da Liderança;
- Pesquisas de Clima;
- Fortalecimento do fit cultural[2];
- Plano de carreira com critérios claros e objetivos;
- Programas de treinamento e desenvolvimento;
- Promover qualidade de vida e bem-estar;
- Estabeleça Employment Value Proposition – EVP[3];
- Tenha os setores de Marketing e RH como os principais aliados.
Com o mercado cada vez mais competitivo, entender e aplicar o employer branding, é um grande diferencial. Que tal tornar a sua empresa mais atrativa para os profissionais?
[1] Onboarding é uma etapa no processo de admissão de um novo colaborador, e tem como objetivo integrar o novo funcionário na cultura organizacional, processos e dinâmicas da organização.
[2] Fit Cultural pode ser explicado como o alinhamento das competências, crenças, valores e objetivos entre empresa e profissional.
[3] Employment Value Proposition pode ser explicado como a proposta de valor e os benefícios tangíveis e intangíveis que a organização oferece aos seus funcionários. Revela para o mercado a diferença entre ser um colaborador da sua empresa ou ser contratado em qualquer outra instituição no mercado.