Employer Branding

Gerar interesse dos talentos no mercado, atraí-los e retê-los são grandes desafios de uma organização. Ter profissionais engajados com a marca e envolvê-los com as estratégias e valores da empresa são os objetivos do Employer Branding.

employer branding é um conjunto de ações que visam construir e manter uma imagem positiva no mercado a respeito de sua empresa como empregador. De maneira geral, ele reforça os pontos positivos e fortalece a imagem para atrair os perfis mais indicados e desejados pela organização. Quando bem feito, os profissionais percebem na empresa um local para desenvolver a sua carreira, o seu potencial e onde, também, serão valorizados como colaboradores. Isso faz com que os talentos tenham interesse em participar dos processos seletivos e, consequentemente, em parte da empresa e se vincular à marca.

Além de contribuir para gerar interesse dos profissionais no mercado, o employer branding também contribui para o aumento da produtividade. Os empregados que já fazem parte do quadro, quando estão satisfeitos e possuem orgulho institucional, tendem a se dedicar mais para atender às expectativas e alcançar os melhores resultados. Os investimentos em employer branding, também, trarão benefícios em relação a redução de custos gerados com o turnover e treinamentos de novos colaboradores.

O employer branding foca em duas frentes: a percepção do mercado e o que é compartilhado pelos colaboradores, sendo este o maior desafio. Investir na divulgação da empresa para o público externo não será efetivo se o que os funcionários estiverem percebendo e divulgando for diferente. As ferramentas usadas na construção da percepção da marca são muito parecidas com as usadas pelo marketing com os clientes. O que vai gerar frutos são inciativas constantes e não somente uma ação isolada.

Não é possível consolidar o employer branding de forma rápida, pois se trata de um projeto com várias etapas que é construído através de diversas iniciativas. A melhor estratégia é se orientar sempre pela cultura empresarial e elaborar um planejamento com etapas e metas a curto, médio e longo prazo.

Podemos citar, a seguir, algumas estratégias devem ser implementadas, como parte da construção do employer branding:

  • Clareza na comunicação interna;
  • Deixar claro a missão, valores e objetivos no onboarding[1];
  • Desenvolvimento da Liderança;
  • Pesquisas de Clima;
  • Fortalecimento do fit cultural[2];
  • Plano de carreira com critérios claros e objetivos;
  • Programas de treinamento e desenvolvimento;
  • Promover qualidade de vida e bem-estar;
  • Estabeleça Employment Value Proposition – EVP[3];
  • Tenha os setores de Marketing e RH como os principais aliados.

Com o mercado cada vez mais competitivo, entender e aplicar o employer branding, é um grande diferencial. Que tal tornar a sua empresa mais atrativa para os profissionais?

 

[1] Onboarding é uma etapa no processo de admissão de um novo colaborador, e tem como objetivo integrar o novo funcionário na cultura organizacional, processos e dinâmicas da organização.

[2] Fit Cultural pode ser explicado como o alinhamento das competências, crenças, valores e objetivos entre empresa e profissional.

[3] Employment Value Proposition pode ser explicado como a proposta de valor e os benefícios tangíveis e intangíveis que a organização oferece aos seus funcionários. Revela para o mercado a diferença entre ser um colaborador da sua empresa ou ser contratado em qualquer outra instituição no mercado.

 

Karine Duarte

Karine Duarte

Graduada em Administração de Empresas pela Funorte de Montes Claros, com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching. Headhunter especializada no segmento jurídico.

Compartilhar:

Posts anteriores

Assine a nossa newsletter

WhatsApp

Espere um momento,

temos algo incrível para você!

Não perca as melhores oportunidades e as últimas novidades que a Perroni tem a oferecer. Junte-se à nossa comunidade e descubra tudo isso através da nossa newsletter exclusiva!