Muitos candidatos avaliam que na maioria dos processos seletivos não há transparência por parte das empresas e dizem não receber retornos adequados dos recrutadores após as entrevistas e avaliações. A falta de feedback para candidatos faz com que eles sintam que nunca saberão se passaram ou não no processo seletivo, se sentem desconfortáveis em relação à busca de emprego justamente pela ausência de informações nos processos.
As empresas devem levar em conta as expectativas pessoais e profissionais do candidato. Transparência e detalhamento claro sobre cada etapa são fundamentais para que todos entendam cada passo do processo e o motivo da aplicação de avaliações ou de uma etapa seletiva.
Temos que levar em consideração que o público de hoje é acostumado a consumir serviços tecnológicos, acessam informações com rapidez e esperam dos processos seletivos uma experiência semelhante: que recebam atenção e rapidez nas informações do processo.
Uma pesquisa conduzida pela empresa norte-americana RippleMatch, por exemplo, questionou os talentos da geração Z (nascidos entre 1995 e 2010) sobre o que era importante na disputa por uma vaga. As três principais respostas foram: atualizações de status entre cinco e sete dias úteis (70%); check-ins personalizados do time de recrutamento (53%) e feedback sobre reprovação (51%).
O estudo Global Talent Trends, desenvolvido anualmente pelo LinkedIn, aponta que 94% dos candidatos gostariam de receber feedback sobre suas entrevistas, mas que apenas 41% deles já tiveram algum tipo de retorno.
Ainda na mesma pesquisa Global Talent Trends, os candidatos apontaram que uma de suas principais dores é não ter notícia alguma sobre o processo. Quando há feedback construtivo para o candidato que não foi selecionado, as chances dele considerar sua empresa como empregadora no futuro aumentam em 4 vezes. O questionamento é: uma vez que não sabem como se saíram ou simplesmente se passaram ou não, como podem se desenvolver e aprimorar para futuras entrevistas?
Importância do feedback para candidatos e empresa
Durante o processo seletivo, não é apenas o candidato que está sendo avaliado, ele mesmo também está avaliando a organização da empresa, o ambiente, a postura do entrevistador e gestor. Se existe respeito e comprometimento em dar retorno sobre o processo, isso impacta diretamente em como ele vê o funcionamento da empresa. E hoje, nas redes sociais, a boa ou má impressão sobre uma empresa pode se espalhar rapidamente.
Além de sanar a curiosidade e ansiedade dos candidatos no processo seletivo, o feedback também influencia a maneira pela qual a empresa é vista como marca empregadora e pelo mercado. Hoje vemos empresas no mercado que não se preocupam com o recrutamento, pois sua marca empregadora é excelente e os candidatos estão sempre atentos às vagas que estão abertas.
Dar um feedback, ainda que negativo, já ameniza sentimentos que um processo seletivo silencioso causa, como a constante dúvida se o candidato foi aprovado ou não.
Deixar claro para os candidatos qual o resultado deles no processo seletivo também mostra o posicionamento humano que a empresa possui.
O candidato se sente valorizado mesmo ao receber um feedback negativo. No futuro esse profissional poderá estar em posição de cliente, parceiro ou até concorrente e passará uma boa imagem da empresa adiante.
Ao receber o feedback, o candidato começa a identificar um relacionamento baseado em confiança. Se a empresa teve o cuidado de responder àqueles que não passaram em seu processo, deve ter o mesmo cuidado no trato com seus próprios colaboradores. Ao alimentar esse tipo de relacionamento, a empresa fortalece sua marca empregadora não só com eles, mas também com o mercado.
Quando o candidato relata sua boa experiência no processo seletivo da empresa, ele conta para amigos. Essa boa impressão reflete para outras pessoas que também são potenciais futuros colaboradores, os profissionais começam a olhar a empresa com outros olhos e tendem a se interessar em participar dos processos seletivos.
Não é porque naquele momento o candidato não foi contratado para determinada vaga que a relação entre ele e a empresa está acabada, de modo que pode ser considerado para oportunidades futuras.
O time de R&S é a ponte entre empresa e candidato. Ao comunicar o candidato do status da vaga, a empresa implanta um processo seletivo muito mais transparente, levando em consideração seu bem-estar. Qualquer processo seletivo gera expectativas, seja para o candidato, que está em busca de uma oportunidade, ou mesmo para empresa à procura de um profissional que atenda aos seus requisitos. Durante o processo, esse sentimento é mútuo, por isso a importância do feedback e respeito ao próximo.
Mas e se o candidato não receber um feedback? Como ele pode entrar em contato com o recrutador?
Veja no link abaixo como solicitar feedback durante o processo seletivo:
https://www.instagram.com/p/Ce64EfRMfHE/
Fonte:
https://business.linkedin.com/talent-solutions/resources/recruiting-tips/talent-trends-2015
https://forbusiness.vagas.com.br/blog/dar-feedback-para-candidatos/
https://www.gruposeres.com.br/por-que-e-importante-dar-feedback-do-processo-seletivo/