Geração Z e o mercado de trabalho

Nascidos entre 1995 e 2010, essa geração está, cada vez mais, conquistando o seu espaço e modificando as relações de consumo e de trabalho. Cada época é marcada por diferentes acontecimentos que impactam a visão das pessoas. A geração Z surgiu no meio da transformação digital e chega ao mercado com o papel fundamental de trazer inovação e competitividade.

Com uma linguagem muito característica, estão sempre conectados às novidades das redes sociais e aplicativos. Eles têm uma forma mais espontânea de se comunicar e são muito ágeis em assimilar informações. Outras características que são observadas na Geração Z são:

  • imediatistas
  • forte tendência ao empreendedorismo
  • desapegados e individualistas
  • interativos
  • absorção de múltiplas informações e tarefas
  • criativos

Eles estão desafiando o mercado com uma nova forma de trabalho. Procuram mais espaço para desenvolver suas ideias e aproveitar os recursos digitais para se comunicar e interagir com seus pares e outros grupos geracionais. Entre as pautas mais defendidas pela geração Z no trabalho estão o bem-estar e a saúde mental, o reconhecimento pelos esforços, a flexibilidade nas jornadas e as formas de comunicação mais pessoais e humanizadas.

Muito se fala dos impactos da Geração Z na cultura organizacional das empresas e no mercado de trabalho. Essa geração carrega a coragem de questionar suas verdades absolutas e se impõe ao não ser ouvida. Esse comportamento demanda que o mercado busque novas formas de engajar e reter os seus talentos.

A seleção e atração de profissionais da Geração Z foge do convencional, principalmente pelas expectativas de trabalho que esses profissionais buscam em novas oportunidades. A atração da Geração Z deve considerar aspectos que, de fato, prendem a atenção e possibilitam desafios concretos. Ofereça mais do que se vê nos tradicionais anúncios de vagas e considere:

  1. Etapas do processo seletivo: durante as entrevistas e testes, opte por ferramentas que que possibilitem realiza-las de maneira virtual. Esses profissionais ficam mais à vontade para falar sobre suas expectativas e responder qualquer pergunta de maneira virtual.
  2. Remuneração e carreira: os profissionais da geração Z, normalmente, são ambiciosos, têm a autoestima elevada e não pensam apenas no salário para aceitar uma proposta. Para fazer sentido, o projeto deve ter possibilidade clara de crescimento, desenvolvimento e visibilidade.
  3. Flexibilidade: o que a Geração Z menos aprecia é se sentir preso a uma forma de trabalhar. Ter independência e autonomia são objetivos que não se desconectam do sucesso profissional e sim, se complementam, para manter o envolvimento. A liberdade de trabalho, proporcionada pelo home office e horários flexíveis faz com que esses profissionais sejam mais proativos e dedicados.
  4. Feedbacks: ter o seu trabalho reconhecido, destacando as suas competências e habilidades, é uma necessidade da Geração Z. Incentivar as hard skills é uma forma de dizer a eles o quanto são importantes dentro e fora da empresa.
  5. Diversidade: promova discussões sobre a diversidade cultural, tenha ações que incentivem a aproximação das pessoas no dia a dia.
  6. Causas socioculturais: incentive a participação de um Z em causas sociais e culturais. Assim, eles sentirão que estão fazendo muito além de atividades condicionadas ao dinheiro do salário.
  7. Saúde: a geração Z se preocupa muito com a saúde mental. São pessoas que dão o seu melhor e estão dispostas a trabalhar muito, mas sabem respeitar seus limites. Mostrar para estes profissionais que a empresa se preocupa com o tema gera ainda mais engajamento.

Agora você já sabe um pouco mais geração Z e nós podemos te ajudar a preparar a sua empresa para a chegada desses profissionais, aproveitando o melhor que eles têm a oferecer.

 

Perroni Consultoria

Perroni Consultoria

Somos uma consultoria de Recursos Humanos especializada em processos estratégicos de recrutamento e seleção e soluções de gestão de pessoas no segmento jurídico.

Compartilhar:

Posts anteriores

Assine a nossa newsletter

WhatsApp

Espere um momento,

temos algo incrível para você!

Não perca as melhores oportunidades e as últimas novidades que a Perroni tem a oferecer. Junte-se à nossa comunidade e descubra tudo isso através da nossa newsletter exclusiva!