O ano de 2023 foi marcado por uma série de desafios que impactaram diretamente o mercado jurídico brasileiro.
As mudanças nas relações humanas e de trabalho e todo o efeito já sentido e ainda esperado decorrente do protagonismo de temas como inovação e tecnologia, influenciaram a forma como os escritórios de advocacia operam.
As contratações de advogados(as) e profissionais do direito acompanharam de perto as oscilações políticas e econômicas do país.
Principais área em destaque no ano de 2023:
- Empresarial em ascensão: Com o ambiente de negócios se aquecendo e com a retomada econômica, áreas ligadas ao direito empresarial, como M&A (Fusões e Aquisições), Societário em geral e Contratos Comerciais, estiveram entre as mais demandadas em termos de contratações de advogados(as), como previmos no Guia anterior. As empresas buscaram reforçar suas equipes para lidar com transações e negociações complexas.
- Tributário Consultivo e Tax agitados: Esse mesmo aquecimento no ambiente de negócios, conjugado à complexidade do sistema tributário brasileiro, trouxe, também como previmos no ano passado, um leve aumento na demanda de profissionais com vivência na Consultoria Tributária e no Tax. Além disso, as tão esperadas mudanças na legislação tributária, como as reformas tributária e fiscal em discussão, exigiram uma consultoria jurídica detalhada para empresas em busca de eficiência fiscal nos cenários atual e futuro. As contratações para o contencioso tributário, por outro lado, não foram tão destacadas, dando uma característica de estabilidade para a área.
- Ambiental, Minerário e Sustentabilidade no topo da pauta: O crescente foco na sustentabilidade e na responsabilidade social levou a um aumento na demanda por advogados(as) especializados nesses segmentos. Empresas buscaram mitigar riscos e aderir a regulamentações cada vez mais rígidas. O setor da mineração movimentou o mercado jurídico em 2023, na busca de uma melhor estruturação de seus times, principalmente em temas relacionados à responsabilidade ambiental, sustentabilidade e governança.
Outras áreas como Direito Administrativo/Público, Tecnologia e Proteção de Dados, Cível e Trabalhista também tiveram um papel fundamental no cenário jurídico em 2023. Mas, o que esperar do próximo ano?
Principais tendências para 2024:
Pelas análises do que vem acontecendo no mercado e com as perspectivas políticas e econômicas, identificamos as seguintes áreas do direito que provavelmente terão uma alta demanda por contratações em 2024:
Direito Tributário: Com a discussão de reformas tributária e fiscal ainda em pauta e relevância do tema no cenário empresarial, advogados especializados no tema tendem a estar em alta nas movimentações de mercado, para que as empresas se mantenham em conformidade e consigam aproveitar oportunidades.
Direito Digital e Tecnologia: A transformação digital continuará a impulsionar a demanda por advogados(as) especializados em questões relacionadas à tecnologia. A integração de tecnologias legais (legaltechs) nas operações jurídicas ganha mais relevância. Advogados(as) que dominam a tecnologia terão uma vantagem competitiva.
Direito de Energia e Recursos Naturais: Com o crescimento das energias renováveis e as regulamentações ambientais em evolução, advogados(as) que entendem as complexidades desses setores serão procurados.
Direito Tributário, Digital e de Energia, há anos ganham destaque como protagonistas em projeções sobre o ano seguinte. Porém, em 2024 existe uma projeção para quatro novas áreas surpreendentes. Confira aqui, na página 18 do Guia de Remunerações do Mercado Jurídico, quais são essas áreas.