Tendências para o setor de RH em 2023

Tendências para o RH em 2023

Acompanhar as mudanças no setor de RH está cada vez mais estratégico e pode ser fundamental para ter diferencial competitivo no mercado de trabalho. É esperado que no próximo ano aconteça uma mudança de mindset na área, de modo que as ações estarão focadas em garantir um ambiente corporativo mais agradável.

Tendências para o próximo ano:

Gestão mais humanizada

Investir em um olhar mais humanizado na gestão de pessoas tem sido ainda mais importante nos últimos anos, principalmente depois da pandemia. As empresas têm dedicado esforços para assegurar a qualidade de vida dos seus colaboradores e, especialmente, uma boa relação entre os líderes e seus liderados.

Saúde mental e o bem-estar dos profissionais

Desde a pandemia esse tema vem ganhando muita força e continuará nos próximos anos. Esses fatores têm influência direta nas atividades da empresa. Quando não há olhar para essa área, podem surgir situações de ansiedade, depressão e síndrome de burnout nos profissionais. Assim, promover o cuidado com a saúde mental no trabalho é fundamental para manter boas relações no dia a dia, bem como guiar profissionais ao seu máximo potencial.

Employee Experience (experiência dos funcionários)

Nos últimos anos, o capital humano tem sido prioridade nas ações do setor de RH, ou seja, será cada vez mais comum investir em políticas flexíveis, segurança física e emocional. Para isso, ter um plano de carreira e bons benefícios são algumas iniciativas que devem ser implementadas, já que contribuem para uma experiência mais agradável. Além disso, essas ações auxiliam na retenção de talentos e no aumento da produtividade.

Tecnologia no RH

O setor de RH investirá em softwares all in one, que concentram uma série de ferramentas de negócio e viabilizam o trabalho de forma integrada com outras atividades, em torno de um objetivo comum. Essa integração possibilita a automatização de fluxos de pagamento, de benefícios e o acompanhamento de todo o ciclo do colaborador dentro da empresa.

Ferramentas de feedback avançadas

O setor de RH abandonará aqueles simples formulários e investirá em ferramentas de feedback e plataformas de pesquisas. Essa mudança auxilia na comunicação interna e no engajamento entre colaborador e empresa.

Investimento na formação de líderes

Para uma equipe de alta performance é necessário ter líderes capacitados. O setor de RH deverá inovar seus programas de líderes para aprimorar as habilidades desses profissionais, potencializando a boa relação profissional entre o líder e liderados na capacidade de conduzir grandes projetos.

Home office e trabalho híbrido

Esses dois formatos vieram para ficar. Os profissionais estão cada vez mais em busca desses formatos de trabalho e esse é um fator decisivo para mudar de emprego. Além de eliminar as barreiras geográficas, o home office favorece a produtividade, o índice de satisfação, diminui o turnover e gera resultados positivos para a empresa.

Recrutamento e Seleção

Importante termos estratégia no processo de recrutamento e seleção. Candidatos com perfil lifelong learner (aqueles que nunca param de aprender) serão mais valorizados. Esse tipo de profissional entende que educação é fundamental para o desenvolvimento da carreira e, por isso, investe em qualificação de qualidade. Dessa forma, profissionais com esse perfil terão destaque no mercado e trarão enorme contribuição para as organizações que integram.

Diversidade e Inclusão

Esse tema será prioridade para o setor de RH no próximo ano. Implementar políticas de D&I na empresa traz benefícios internos e para a sociedade em geral. As organizações com boa cultura de diversidade e inclusão tendem a apresentar excelente clima organizacional, mantendo o ambiente diverso, rico de experiências e de dinamismo entre os colaboradores.

 

A Perroni Consultoria pode te ajudar a ter um RH estratégico! Envie-nos uma mensagem!

 

Referências:
https://vocerh.abril.com.br/futurodotrabalho/8-tendencias-de-aprendizagem-para-2023/ 

https://www.gruposelpe.com.br/blog/tendencias-de-rh-2023/#:~:text=Outra%20importante%20tend%C3%AAncia%20de%20RH,ben%C3%A9fico%20para%20ambas%20as%20partes

https://www.ritarh.com.br/o-que-e-um-software-all-in-one/

https://www.gupy.io/blog/tendencias-rh-2023

Perroni Consultoria

Perroni Consultoria

Somos uma consultoria de Recursos Humanos especializada em processos estratégicos de recrutamento e seleção e soluções de gestão de pessoas no segmento jurídico.

Compartilhar:

Posts anteriores

Assine a nossa newsletter

WhatsApp

Espere um momento,

temos algo incrível para você!

Não perca as melhores oportunidades e as últimas novidades que a Perroni tem a oferecer. Junte-se à nossa comunidade e descubra tudo isso através da nossa newsletter exclusiva!