O processo de Recrutamento e Seleção é complexo e envolve etapas importantes.
Temos, em um primeiro momento, uma coleta de dados, que envolve o detalhamento do perfil do cargo, mapeamento de competências, grau de urgência, entre outros fatores. Posteriormente, há o planejamento, no qual é feita a divulgação, a fim de captar candidatos e, na sequência, se inicia a execução do processo, que culminará na (melhor) escolha final.
Durante a execução, a entrevista é a técnica mais utilizada e conhecida. Através dela é possível averiguar, no candidato, conhecimentos, esclarecer informações que não se mostram claras no currículo, aprofundando-as e, principalmente, dar ao participante do processo a chance de expor suas qualificações, experiências, expectativas e, ao mesmo tempo, informá-lo sobre o contratante, sua cultura, cargo, salário, benefícios, além de outras informações relevantes.
Na entrevista, o recrutador avalia o comportamento, postura, qualidade e tempo de respostas, reação diante de cada questionamento e a coerência das informações. De forma geral o que se busca é entender suas competências, observadas a partir de alguns pontos principais:
- Uso de linguagem apropriada e correta;
- Entusiasmo e motivação;
- Atendimento dos requisitos técnicos;
- Atendimento de competências comportamentais descritas para aquele cargo.
Assim, de acordo com o nível e complexidade do cargo, o recrutador elabora questões que englobam 4 campos: pessoal, profissional, educacional e social. Uma das técnicas disponíveis é a comportamental, também chamada entrevista por competências. Nela, há um direcionamento através de questões que buscam trazer à tona experiências profissionais concretamente vividas pelo candidato, permitindo ao recrutador avaliar, através de exemplos reais, sua forma de agir. É um método preciso e verossímil, que permite perceber um padrão de comportamento e a avaliação do conhecimento, habilidades e atitudes.
O direcionamento da busca do entrevistador é feito tendo como base o alinhamento prévio, através do qual o contratante define quais características são mais relevantes para a função. Daí a enorme importância dessa fase: ela servirá de fundamento para o desenrolar de todo o processo seletivo. “Gastar” tempo no alinhamento significa economizar no tempo de conclusão. Vale a pena o investimento!
Muito importante, em termos de entrevista à distância, que tanto entrevistador quanto candidato observem pontos essenciais, tais como qualidade de áudio, imagem e, principalmente, o ambiente, que deve ser silencioso, dentro do possível, a fim de evitar ruídos de comunicação. Parece óbvio, mas, na prática, nem sempre acontece.
Finalizada a etapa de entrevistas, será feita a busca de referências profissionais, para confecção do relatório com os finalistas (Short List) e a escolha da opção mais aderente.