As empresas estão sempre buscando inovar quando o assunto é Gestão de Pessoas. Um método que vem ganhando cada vez mais força é a Gamificação. O termo vem da expressão em inglês gamification e quando usamos esse conceito de game no dia a dia das empresas, temos em mãos uma excelente ferramenta.
Com a Gamificação podemos envolver a equipe na solução de situações reais e com uma dose de leveza e diversão. Esse método utiliza os elementos lúdicos dos jogos e competições como pontuação, recompensas, entre outros, para aumentar a motivação e engajar os profissionais a atingirem os objetivos definidos pela empresa, ou até mesmo para promover mudança de comportamento. Uma atividade que poderia ser considerada estressante torna-se uma experiência prazerosa e dinâmica.
Para aplicar a Gamificação nos projetos voltados para a Gestão de Pessoas deve-se preocupar em desenvolver uma atividade lúdica, mas também é importante definir as estratégias e os objetivos a serem alcançados, para que o método apresente resultados e não seja apenas uma diversão em grupo. Além de pensar no formato, outros elementos devem ser levados em consideração na construção do processo:
- Definir metas: deve ser transmitida de forma clara e estar relacionada ao objetivo final daquela atividade;
- Definir política de participação: regras que direcionam como pode-se jogar ou não, instigando a competitividade e garantindo a equidade durante o processo;
- Ciclos de feedback: o profissional precisa ter fácil acesso aos resultados e conseguir acompanhar o seu rendimento,possibilitando, assim, o aumento de seu desempenho;
- Instigar a participação da equipe: os profissionais não podem se sentir pressionados a participar, deve ser algo espontâneo. O envolvimento das pessoas na construção do processo aumenta ainda mais o engajamento.
- Recompensa: essa é a principal razão da motivação da equipe. Criatividade nesse momento ajuda a tornar o processo ainda mais divertido e interessante para as pessoas.
Como grande parte das pessoas já conhecem algum jogo, o processo de adaptação é muito fácil. Por isso, a Gamificação pode ser usada em diversas áreas e processos. A área de Gente das empresas vem usando a Gamificação nos processos de recrutamento e seleção, onboarding, para reduzir o absenteísmo, educação corporativa, reforço da cultura, comunicação interna e desenvolvimento de líderes e de equipes.
Quando bem planejada, a Gamificação pode contribuir muito para as empresas e os principais benefícios percebidos são:
- Maior engajamento em relação ao alcance das metas;
- Incentivo constante aos profissionais, melhorando a relação deles com a empresa;
- Capacitação da equipe;
- Identificação e retenção de talentos;
- Maior produtividade;
- Ambiente mais agradável.
Não faltam motivos para implementar a Gamificação como ferramenta da Gestão de Pessoas. Comece fazendo um teste em uma área e avalie os resultados alcançados, depois amplie os objetivos. Não esqueça de monitorar os resultados. A Gamificação veio para deixar para trás os modelos antigos de gestão.