O que faz do seu escritório um lugar especial para trabalhar?
Responder essa pergunta com clareza e riqueza de detalhes aproxima você da proposta de valor do seu escritório e, portanto, do seu Employee Value Proposition, permitindo a construção de um plano de atração de talentos muito coerente com os valores organizacionais e a fixação daqueles que já fazem parte do time.
Employee Value Proposition, ou EVP, é um pacote exclusivo de valores, benefícios, ações e práticas que tornam uma empresa única no mercado e contribui principalmente para a atratividade de profissionais, retenção de talentos e satisfação com o trabalho e clima organizacional.
A proposta de valor desenvolvida pode ser considerada como a alma e estratégia para a construção do Employer Branding, ou seja, ela é o passo inicial quando o desejo é construir uma imagem de marcado diferenciada e atrativa.
Para desenvolver o EVP, o primeiro passo é fazer uma análise dos valores internos, entendendo quais são os pontos fortes da cultura, o que os profissionais mais elogiam e o que motiva as pessoas no trabalho. Esse não é um exercício de suposição ou adivinhação. Para descobrir essas características existe um mix de ações que podem ser aplicadas para o público interno e externo. Por exemplo, pesquisas de clima, grupo focais com o intuito de avaliar a percepção das pessoas sobre a marca empregadora, conversas com possíveis candidatos para uma oportunidade, entrevistas de desligamento e outros. Todas essas ações direcionam para o principal objetivo: entender como a organização é vista.
Em seguida, defina a proposta de valor alinhando o que motiva os profissionais atuais com a missão e o propósito do escritório. Quem é a empresa hoje e quem ela quer ser no futuro? Uma dica importante é envolver outras pessoas nessa construção, para que a proposta de valor represente de forma autêntica a essência do ambiente de trabalho.