Como planejar a volta ao trabalho presencial após a quarentena

Como planejar a volta ao trabalho presencial após a quarentena - perroni consultoria

Embora existam previsões diferentes sobre o retorno das atividades de trabalho, trata-se de uma realidade que já deve ser considerada e muito bem pensada. Não podemos negar que haverá grandes alterações. As pessoas serão diferentes, assim como os ambientes e a forma de trabalho. Cabe à empresa se preparar para receber de volta os colaboradores e aos próprios colaboradores se prepararem de maneira adequada para o retorno. Alguns esperam ansiosamente para que isto aconteça, outros sentirão mais o impacto, mas todos precisam estar prontos.

Diante disto, pensando em colaborar com este momento, tanto em relação à empresa quanto em relação aos profissionais, separamos algumas dicas.

Para as empresas:

Atente-se para as normas de segurança estabelecidas pelos órgãos competentes

Em termos de ambiente de trabalho, o mais importante é seguir à risca a orientação dos órgãos de saúde. Assim, medidas de segurança importantes como reorganização dos móveis, com distanciamento seguro entre os colaboradores, disponibilização de álcool gel e demais itens de higiene pessoal, além das novas diretrizes para uso dos ambientes comuns devem ser observadas.

Respeite a individualidade de cada um

Cada colaborador tem suas especificidades, e deve ser avaliado de forma individual em um primeiro momento. Alguns aspectos importantes a serem considerados: o fato de pertencer ou não ao grupo de risco; as condições psicológicas no momento; avaliar o impacto que o retorno pode causar; as funções essenciais nesse regresso, entre outros. Ciente disto, é possível estabelecer a manutenção de alguns colaboradores em home office e o efetivo retorno de outros.

Informe e oriente

A comunicação nunca foi tão importante como nos momentos atuais. A fim de contar com boa adesão às medidas relatadas nos itens anteriores, é importante informar de maneira antecipada aos colaboradores sobre as modificações e cuidados necessários. Crie canais de comunicação direta com os profissionais.

Avalie a possibilidade de implementar novos formatos de trabalho

Como já trouxemos em texto anterior, é possível vislumbrar um cenário de manutenção, ao menos de forma parcial, do regime de home office para além da pandemia. É possível obter uma série de vantagens com este sistema, de modo que é importante considera-lo para fins de organização das atividades como um todo, já que impacta, por exemplo, na adequação do distanciamento físico entre os colaboradores. As reuniões presenciais devem ser evitadas e, para isto, é importante disponibilizar ferramentas digitais. Caso a reunião seja inevitável, escolha ambientes arejados com participantes que são realmente essenciais.

Esteja próximo da sua equipe

Acompanhe de perto este retorno e garanta a reintegração da equipe à nova rotina. Pode ser essencial a aplicação de pesquisas de percepção, que retorne para os gestores os pontos positivos e de melhoria levantadas nesse período. Com estes resultados, os gestores poderão agir de forma rápida a qualquer situação que esteja impedindo o funcionamento das atividades.

Para os profissionais

Fique atento a seu estado emocional

É natural que o processo de crise e de volta à rotina na empresa afete o estado emocional dos colaboradores. É importante que se manifestem, se comuniquem e busquem ajuda, se for necessário.

Prepare-se para novas rotinas no trabalho

Para aqueles que, de fato, retornarem ao trabalho presencial, é imprescindível estar preparado para algumas situações. É importante ter cuidado e tomar as devidas precauções em relação ao contato com colegas de trabalho e clientes. Cada um deve adotar novos hábitos relacionados ao cuidado com o ambiente de trabalho e ao uso de objetos. Devem, assim, levar seus utensílios de uso pessoal, como talheres e pratos, e nunca compartilhá-los, higienizar as mãos e a mesa de trabalho com frequência, além de seguir as demais orientações de segurança.

Organize seus horários e planeje a sua rotina

É importante também organizar a rotina e os horários, tanto internamente, para evitar aglomerações, quanto em locais externos, como o uso de transporte público, por exemplo.

Continue utilizando as ferramentas de comunicação do Home Office

Dê preferência pelo contato a distância mesmo após a volta à empresa. As ferramentas utilizadas no período de home office, ainda podem ser mantidas como mecanismo não só de prevenção a novos casos, como também de facilitação de rotinas.

Informe-se

Busque com antecedência todas as informações necessárias para o seu retorno. Conhecer a nova rotina da empresa, os novos procedimentos em relação ao uso de espaços, as formas de trabalho, e diversos outros fatores podem favorecer à adaptação mais ágil.

Para finalizar, é um ótimo momento para que empresas e profissionais façam um balanço dos aprendizados que este período trouxe. É importante repensar o formato do trabalho antes da pandemia, avaliar as mudanças que aconteceram e quais práticas podem ser adotadas a partir de agora, com a adoção, se necessário, de novas técnicas que promovam otimização do trabalho com novas formas de enxergar as pessoas e as relações.

Passaremos por uma fase inicial de adaptações e mudanças de paradigmas, que trarão a necessidade de cuidados maiores. Certamente experimentaremos, de forma permanente, uma série de mudanças nas relações de trabalho, situações novas, discussões polêmicas e aspectos até então inexistentes. O papel dos Gestores e dos Profissionais de RH será fundamental para conduzir ativamente esses processos. É necessário que atuem como facilitadores dessas mudanças para que tudo se modifique e evolua de maneira adequada.

 

Texto: Géssica Dorneles, Karine Duarte, Pedro Palhares.

Perroni Consultoria

Perroni Consultoria

Somos uma consultoria de Recursos Humanos especializada em processos estratégicos de recrutamento e seleção e soluções de gestão de pessoas no segmento jurídico.

Compartilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Posts anteriores

Assine a nossa newsletter