Do operacional ao estratégico: como o RH Jurídico pode ser um diferencial competitivo?

O RH jurídico desempenha um papel fundamental na gestão de uma empresa/escritório, garantindo que as práticas de recursos humanos estejam em conformidade com as leis e regulamentos locais. Já, ao abordar uma ação mais proativa e voltada para resultados, o departamento pode evoluir de uma função operacional para uma posição estratégica.

Para ter essa mudança no perfil, algumas ações como compreensão do negócio, antecipação de problemas, uso de tecnologia e outras ferramentas são indispensáveis na transição do operacional para o estratégico.

Com um cenário cada vez mais dinâmico, no mercado de trabalho, o departamento de recursos humanos acaba acumulando diversas ações que muitas vezes não são ensinadas no período universitário, precisando, assim, se adaptar e evoluir junto ao escritório.

Mas, como fazer essa transição do “Operacional” para o “Estratégico”?

  • Compreensão dos negócios: o RH jurídico deve entender profundamente o negócio da empresa, seus objetivos estratégicos e desafios. Isso permite que o departamento jurídico alinhe suas estratégias e atividades com os objetivos gerais da empresa.
  • Parceria com as demais áreas: em vez de ser visto como um departamento separado, o RH jurídico deve trabalhar em estreita colaboração com todas as áreas para identificar oportunidades e mitigar riscos. Isso envolve estar presente desde o início em projetos e iniciativas importantes.
  • Antecipação de problemas: ao invés de simplesmente reagir a problemas legais, o RH jurídico deve antecipar possíveis problemas e propor soluções proativas. Isso requer um entendimento profundo das leis e regulamentos relevantes, bem como das tendências do setor.
  • Uso de tecnologia: a tecnologia pode ajudar o RH jurídico a ser mais eficiente e eficaz. A automação de processos rotineiros libera tempo para atividades mais estratégicas, como análise de dados e previsão de tendências.
  • Desenvolvimento de talentos: investir no desenvolvimento de talentos dentro do departamento jurídico/Escritório é essencial para sua evolução. Isso inclui fornecer oportunidades de aprendizado e desenvolvimento, bem como promover uma cultura de inovação e colaboração.
  • Mensuração de resultados: o RH jurídico deve ser capaz de demonstrar o valor que agrega à empresa por meio de métricas e indicadores de desempenho. Isso ajuda a justificar investimentos e a direcionar recursos de forma mais eficaz.

Ao seguir essas etapas, o RH jurídico pode fazer a transição de uma função operacional para uma posição estratégica, agregando valor à organização e se tornar um parceiro estratégico, contribuindo para seu sucesso a longo prazo.

Perroni Consultoria

Perroni Consultoria

Somos uma consultoria de Recursos Humanos especializada em processos estratégicos de recrutamento e seleção e soluções de gestão de pessoas no segmento jurídico.

Compartilhar:

Posts anteriores

Assine a nossa newsletter

WhatsApp

Espere um momento,

temos algo incrível para você!

Não perca as melhores oportunidades e as últimas novidades que a Perroni tem a oferecer. Junte-se à nossa comunidade e descubra tudo isso através da nossa newsletter exclusiva!