Mês Janeiro Branco

Janeiro Branco – Saúde Mental e Trabalho

Janeiro Branco

O Instituto que coordena o movimento social dedicado à construção de uma cultura da Saúde Mental na sociedade leva o mesmo nome da campanha ativa desde 2014: Janeiro Branco. Essa campanha tem como objetivo chamar a atenção para as necessidades relacionadas à Saúde Mental dos seres humanos.

Essa é a maior campanha sobre Saúde Mental no mundo. Ela nos motiva a falar sobre o assunto e a esclarecer a necessidade da psicoeducação e do auto cuidado, afinal, ter uma boa saúde mental significa saber lidar com os próprios pensamentos e sentimentos, sejam eles positivos ou não.

Porque Janeiro Branco?

A ideia de a campanha ser em janeiro se deu pelo fato de que o começo de ano inspira as pessoas a fazerem reflexões sobre suas vidas e traçar metas para seu ano. Dessa forma, janeiro se tornou o começo de um ciclo.

Saúde Mental e Trabalho

Nós, como seres humanos, estamos constantemente fazendo julgamentos errados e distorcidos de uma determinada situação. Com isso, nos sentimos mal e nos comportamos às vezes de forma não saudável. Resta pontuar que não tem a ver com a situação em si, mas sim com a questão de autocontrole e entendimento de como se comportar, interpretar a situação e se sentir menos fragilizado.

Esse cenário é muito comum nos ambientes de trabalho, no qual o profissional muitas vezes não vê espaço para diálogo, para expor suas ideias e apontar seus reais limites. Muitas vezes a pessoa já interpreta a situação de uma forma negativa e não consegue visualizar uma saída ou uma solução. Dessa forma, vai acumulando estresse e se sente continuamente sobrecarregado.

Os principais transtornos mentais e de comportamento que são causas de afastamento no ambiente de trabalho são a depressão, estresse ocupacional e a síndrome de Burnout. Esta acontece exclusivamente no ambiente de trabalho. Seu nome, traduzido do inglês, significa “combustão completa”, ou seja, é a situação de total esgotamento físico, mental e emocional.

2023 é o ano do equilíbrio

A campanha Janeiro Branco deste ano traz o lema “A vida pede equilíbrio”. Valéria Ribeiro, vice presidente do Instituto Janeiro Branco, traz a reflexão que equilíbrio é autoconhecimento, é saber identificar aquilo que te abala, para, então, aprender a administrar e tomar as devidas cautelas.

Infelizmente, hoje ainda é tabu falarmos de saúde mental, principalmente em ambiente de trabalho. Apesar disso, essa resistência não se justifica e gera ainda um atendimento não adequado para aquela pessoa que necessita de algum tipo de ajuda.

O convite que a vida faz de se ter equilíbrio é saber cuidar de todas as esferas do seu cotidiano. Somar à dedicação à carreira com mudanças no estilo de vida que tragam mais saúde. Para isso podemos incluir atividades físicas, fazer uma alimentação saudável e manter técnicas de relaxamento como meditação, yoga. Entender o que realmente cabe no dia é uma técnica de planejamento saudável, visto que querer fazer além do possível causa frustação e estresse.

E aí, quais seus planos para manter o equilíbrio da vida neste novo ano?

Perroni Consultoria

Perroni Consultoria

Somos uma consultoria de Recursos Humanos especializada em processos estratégicos de recrutamento e seleção e soluções de gestão de pessoas no segmento jurídico.

Compartilhar:

Posts anteriores

Assine a nossa newsletter

WhatsApp

Espere um momento,

temos algo incrível para você!

Não perca as melhores oportunidades e as últimas novidades que a Perroni tem a oferecer. Junte-se à nossa comunidade e descubra tudo isso através da nossa newsletter exclusiva!