Como desenvolver equipes de alta performance

Como desenvolver equipes de alta performance - perroni consultoria

Equipes de alta performance podem ser descritas como aquelas que apresentam um excelente comprometimento com o trabalho e com a empresa que fazem parte, apresentando um desempenho elevado em suas atividades.
Considerando o mercado competitivo em que vivemos, possuir equipes de alta performance é um grande diferencial para que uma organização atinja níveis excepcionais em seus serviços e produtos.

Neste texto, você vai entender quais estratégias pode aplicar e quais práticas deve abandonar para desenvolver equipes de alta performance.

Estratégias positivas:

  • Tenha processos de seleção assertivos: A formação de uma equipe inicia no processo de seleção, por esse motivo é importante realizá-lo com estratégia, objetivando atrair profissionais talentosos, aderentes à cultura e valores da organização e que apresentem, além da boa técnica, excelentes comportamentos. Para isso, você pode contar com uma consultoria especializada em seleção.
  • Estabeleça metas desafiadoras: Para manter uma equipe engajada, é importante estabelecer objetivos e envolvê-las diretamente com os resultados. Para isso, é importante estabelecer metas palpáveis, porém desafiadoras, que incentivem não apenas o crescimento da empresa, mas o desenvolvimento da própria equipe. Metas de pouco impacto ou sem a clareza necessária, não são incentivadoras e tampouco elevam os resultados da organização.
  • Reconheça e valorize: Para manter uma equipe motivada e reter seus talentos, é importante implantar a cultura de reconhecer bons trabalhos e valorizar profissionais que se destaquem em suas funções. É importante construir uma estrutura de bonificações, progressões salariais ou de carreira, que apresentem objetivos claros e sejam cumpridos efetivamente, com regularidade.
  • Invista em treinamento e desenvolvimento: Não deixe de desenvolver sua equipe constantemente. Incentive a busca por conhecimento e pelo desenvolvimento de novas soluções. Equipes curiosas são mais ativas e alcançam resultados de forma mais rápida. Ofereça capacitações, troca de experiências entre equipes, treinamento para desenvolvimento de competências e habilidades.
  • Tenha fortes canais de comunicação: Não se constrói uma equipe de alta performance sem transparência. É importante desenvolver uma cultura que também se preocupe em compartilhar informações de forma eficiente e clara. Além disso, é essencial um clima de confiança e acolhimento, para que as equipes possam comunicar seus desejos, objetivos, dificuldades e resultados.
  • Seja um líder exemplar e tenha, ao seu lado, líderes exemplares: Muitas vezes, as ações das equipes são resultado de suas lideranças. Por esse motivo, um líder apático e sem motivação pode impactar em uma equipe que se comporte da mesma forma. Um líder deve buscar ser um exemplo diário dos valores e da cultura da empresa.

Não cometa esses erros:

  • Deixar de realizar análise comportamental da equipe: Conhecer bem os comportamentos e habilidades de cada membro da equipe é essencial para direcionar trabalhos que permitam alinhamento com as características de cada um, mantendo uma equipe interessada em seus projetos. Além disso, fazendo uma boa gestão de comportamento, é possível identificar quais atributos o profissional precisa desenvolver para melhorar sua performance naquela função. Esse conhecimento é essencial para direcionar as ações de desenvolvimento da equipe e contribui muito para a alta performance.
  • Negligenciar feedbacks e avaliações de desempenho: Deixar a análise de desempenho de lado é um erro grave para a produtividade da equipe. É necessário avaliar os pontos fortes e fracos dos colaboradores, acompanhando seu desenvolvimento constantemente e oferecendo feedbacks construtivos de maneira regular. Uma equipe que se sente acompanhada e direcionada tende a se envolver muito mais com o trabalho.
  • Não considerar o impacto do clima organizacional: É muito difícil engajar uma equipe em clima de trabalho desfavorável. Não importa quão bom sejam seus talentos, um clima de trabalho negativo, pouco colaborativo e de extrema pressão é capaz de minar competências. Para solucionar essa questão, observe o comportamento do time, faça pesquisas e abra canais para receber feedbacks ou avaliar o nível de satisfação dos funcionários com o trabalho. Dessa forma, você poderá adotar estratégias para resolver a situação.
  • Deixar de delegar e confiar: Um ponto principal de desmotivação é a ausência de autonomia. É importante que os líderes tenham confiança na equipe, delegando projetos e responsabilidades desafiadores. Também é importante considerar os talentos individuais de cada profissional ao delegar atividades, pois assim pode direcionar trabalhos compatíveis com as habilidades de cada um, melhorando o desempenho e a produtividade, como um todo. Além disso, deve incentivar o trabalho em equipe, permitindo que as pessoas aprendam umas com as outras.

Essas são as principais dicas para desenvolver uma equipe de alta performance. Ao aplicá-las, será possível melhorar o desempenho dos profissionais e, consequentemente, potencializar os resultados da empresa. Contudo, é um projeto que exige dedicação e cuidado constante de toda a gestão, pois envolve mudanças e cuidado com o que tem de mais importante em uma organização: as pessoas. Para auxiliar nesse processo, empresas podem contar com o apoio de consultores externos especializados nesse assunto.

Gessica Dorneles

Gessica Dorneles

Graduada em Psicologia pela UFMG, Coach pela Academia do Psicólogo e Headhunter especializada no segmento jurídico.

Compartilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Posts anteriores

Assine a nossa newsletter