7 dicas para se sair bem em entrevistas por videochamadas

7 dicas para se sair bem em entrevistas por videochamadas - perroni consultoria

Hoje, mais do que nunca, os processos de seleção estão utilizando a tecnologia para avaliar e proporcionar boas experiências para os candidatos. Em tempos de COVID-19 e isolamento social, a entrevista de emprego, uma das etapas mais importantes da seleção, ganha um novo formato, à distância. E para que tudo dê certo nesse momento importante, abordaremos aqui, uma sequência de 7 dicas, com o objetivo de auxiliá-los a realizar um bom processo seletivo virtual.

Dica 1

Prepare-se com antecedência: Em uma entrevista virtual, muitos aspectos podem não sair como esperado, por isso, é importante organizar tudo com antecedência. Verifique a funcionalidade do aplicativo que será usado, teste sua câmera e seu microfone e verifique sua conectividade com a internet. Esses cuidados impedem que alguma coisa não funcione quando a entrevista começar e te deixa mais seguro para a entrevista.

Dica 2

Escolha o ambiente correto: Em uma entrevista virtual, o ambiente em que está fala muito sobre você. Prepare um ambiente silencioso e certifique-se do que aparecerá como fundo durante sua entrevista. Sempre faça a entrevista sentado, como uma mesa de trabalho. Posicione-se de forma que outras pessoas não vão passar atrás de você e evite locais em que apareçam sua cama ou sua cozinha, por exemplo. Na dúvida, opte por um fundo neutro, como uma parede.

Dica 3

Vista-se adequadamente: Procure se arrumar da mesma forma que faria em uma entrevista presencial. As regras são as mesmas. Também é importante deixar os cabelos alinhados e usar uma maquiagem leve, para as mulheres. Em uma entrevista remota, esses cuidados são observados e tem um peso ainda maior em sua avaliação.

Dica 4

Afaste possíveis distrações: Preparar-se para uma entrevista remota também envolve organizar distrações externas. Informe a família ou companheiros de moradia que não interrompam ou façam barulho durante a entrevista. Caso tenha filhos pequenos e esteja sozinho com eles em casa, informe ao entrevistador que possíveis interferências podem acontecer. No momento da entrevista, deixe o celular no silencioso e evite mantê-lo ao alcance das mãos, pois temos a tendência natural de nos distrairmos com ele.

Dica 5

Certifique-se de estar sendo visto: Em uma entrevista virtual, nada é mais importante do que a conexão que será feita entre entrevistado e entrevistador. Para que ela aconteça, é essencial que ambos tenham a melhor visibilidade possível um do outro. Certifique-se de que seu rosto aparece por inteiro na tela, mantendo uma distância confortável. Também verifique a iluminação, para que não fique claro ou escuro demais.

Dica 6

Cuide de sua postura profissional: Observe o modo como está sentado, a posição dos ombros e os gestos com as mãos. Evite movimentos repetitivos, como ficar se balançando na cadeira ou se ajeitando a cada segundo. Muitas vezes, sem perceber, sua postura pode passar a impressão de desanimo ou ansiedade.

Dica 7

Não tenha medo de se conectar: Conecte-se com o momento, não é porque a entrevista é remota que você precisa se comportar com frieza ou engessamento, muito pelo contrário. Procure demonstrar energia através da sua voz, sorria e fale com leveza e tranquilidade.

Gessica Dorneles

Gessica Dorneles

Graduada em Psicologia pela UFMG, Coach pela Academia do Psicólogo e Headhunter especializada no segmento jurídico.

Compartilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Posts anteriores

Assine a nossa newsletter