Como executar Employee Experience?

Pensar a experiência do cliente é uma ação básica de qualquer empresa, mas e a experiência do colaborador? Em outro texto nós falamos o que é e qual é a importância do Employer Branding. Agora vamos falar sobre a experiência do colaborador e as vantagens de aplicar a Employee Experience.

Employee Experience é uma estratégia de gestão de pessoas aplicada através do alinhamento de valores e percebida através da experiência do colaborador que visa fortalecer o elo entre a marca e seus funcionários. Os principais benefícios da ferramenta são:
  • Fortalecimento da marca empregadora – Atração e retenção de talentos;
  • Aumento da confiança dos colaboradores na organização;
  • Ambientes mais saudáveis;
  • Maior engajamento e melhores resultados.

A jornada do colaborador já inicia antes mesmo dele ser contratado e deve ser pensada desde a seleção até o momento em que ele está se desligando da empresa. As experiências vividas nessa jornada são diferentes para cada empresa e pessoa. Por esse motivo, as empresas devem entender os motivos que levam cada profissional a querer e a fazer parte do seu time.

Sendo assim, os pontos mais importantes, em relação à empresa, que devemos nos atentar ao pensar em Employee Experience são:
  • Atração e Seleção;
  • Contratação;
  • Onboarding (integração, adaptação à cultura e processos);
  • Treinamento e desenvolvimento de pessoas;
  • Gestão de Desempenho (Como feedback, avaliações de desempenho e outras abordagens);
  • Crescimento (promoções e avanços na carreira);
  • Outplacement (processo de demissão e recolocação).

Muitas empresas acreditam que, para aplicar a Employee Experience, o foco deve estar voltado para a cultura da organização. No entanto, essa é apenas uma parte da estratégia. Para trabalhar com a experiências das pessoas é importante conhecer o seu público alvo, entender as suas necessidades e expectativas.

Para criar sua Employee Experience, você precisa garantir que seus colaboradores tenham um saldo de emoções positivas durante toda a trajetória na empresa e, para isso, o primeiro passo é coletar informações e mapear a experiência do colaborador. Para essa etapa devemos usar a escuta ativa e contínua como comportamento orgânico na cultura e, também, ferramentas de pesquisa para:
  • Identificar a persona: sexo, faixa etária, necessidades, sonhos, dores e motivadores;
  • Monitorar o clima organizacional;
  • Mapear e monitorar a jornada.

A análise das percepções dos colaboradores e o que faz diferença para o momento de cada um é fundamental para o processo de priorização, pois o time é composto por indivíduos que apresentam necessidades diferentes. Levar isso em consideração é fundamental para entender quais resultados devem ser alcançados e quais experiências são importantes para atingi-los.

Após coletar todas as informações e identificar o que realmente importa, é hora de colocar em prática através de planos de ação que sejam capazes de melhorar a experiência da maioria dos colaboradores. Esse plano deve conter ações para cada etapa da jornada, campanhas de incentivo, programas de reconhecimento, entre outras estratégias para aumentar a satisfação da sua equipe.

Para saber se as ações estão alcançando resultados, é importante definir indicadores que estejam alinhados ao contexto da empresa. Assim, é possível medir quais ações irão impactar positivamente a experiência do colaborador.

Definidas e medidas as ações, sugerimos melhorar a percepção da experiência através da comunicação interna, evidenciando as melhorias aplicadas. Em parceria com o marketing, busque divulgar as ações e compartilhar depoimentos perante o público interno e externo, fortalecendo, assim, a sua marca empregadora.

Se você quer manter um saldo de experiências positivas em sua empresa, saiba que o trabalho não termina nunca. Esse é um processo que envolve aprender sobre os valores dos funcionários, engajando-os para ajudar a cumprir as metas e recompensando-os pelo excelente trabalho. Recomendamos avaliações constantes para manter o ciclo de melhoria contínua funcionando. Os resultados são uma experiência positiva, altas taxas de retenção e melhores resultados.

Karine Duarte

Karine Duarte

Graduada em Administração de Empresas pela Funorte de Montes Claros, com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching. Headhunter especializada no segmento jurídico.

Compartilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Posts anteriores

Assine a nossa newsletter