Como o ChatGPT pode auxiliar os profissionais de RH e DP?

Antes de respondermos como o ChatGPT pode auxiliar os profissionais de RH e DP, precisamos entender o que é o ChatGPT. Uma das ferramentas mais discutidas no primeiro trimestre de 2023, o ChatGPT, criado pela empresa norte-americana OpenAI em 2020, se popularizou no Brasil entre o final de 2022 e o início do ano atual.

Com o objetivo de otimizar e auxiliar, sobretudo, a comunicação, atingindo cerca de 13 milhões de usuários em janeiro de 2023, o modelo de Inteligência Artificial enfrentou duras críticas e incentivos ao longo do caminho, sendo proibido de operar em alguns países. No universo jurídico, ainda há inúmeras discussões sobre a ferramenta. Porém, é possível ver um nível de aceitação maior, principalmente, em debates sobre como o ChatGPT pode auxiliar na geração de novos negócios.

ChatGPT em RH e DP:

Para os profissionais que atuam em RH e DP, a “nova” ferramenta pode ser de grande auxílio em demandas diárias. A automatização de algumas funções permite que o profissional tenha mais tempo disponível para dedicação a outras funções estratégicas dos diversos subsistemas de RH, como recrutamento e seleção, gestão do clima e da cultura organizacionais, gerenciamento de desempenho, entre outros.

Ainda que seja indispensável o trato humano com a ferramenta, o ChatGPT, dentro do universo de Recursos Humanos, apresenta diversas soluções à rotina de escritórios e empresas. Através do modelo de Inteligência Artificial é possível simplificar algumas ações como responder perguntas frequentes, fornecer informações úteis sobre a empresa, estruturar feedbacks personalizados e orientações de desenvolvimentos para funcionários, com base em análise de habilidades, competências e desempenho.

Elencamos algumas possibilidades para a utilização do ChatGPT, manuseado por profissionais de Recursos Humanos/Departamento Pessoal, em escritórios de advocacia e empresas (clique na imagem e veja):

É importante destacar que o ChatGPT pode ser utilizado para auxiliar os profissionais de RH e DP, sem substituir integralmente a participação humana nos processos. A interação e o contato humano são características essenciais do RH, que fazem dele um setor confiável e estratégico, não podem ser substituídos por soluções tecnológicas. O uso dessas novas ferramentas deve sempre ser guiado por ética e responsabilidade, e isso se aplica também ao ChatGPT.

 

Perroni Consultoria

Perroni Consultoria

Somos uma consultoria de Recursos Humanos especializada em processos estratégicos de recrutamento e seleção e soluções de gestão de pessoas no segmento jurídico.

Compartilhar:

Posts anteriores

Assine a nossa newsletter

WhatsApp

Espere um momento,

temos algo incrível para você!

Não perca as melhores oportunidades e as últimas novidades que a Perroni tem a oferecer. Junte-se à nossa comunidade e descubra tudo isso através da nossa newsletter exclusiva!