Escritório de Advocacia: Como o RH pode torná-lo mais estratégico?

Os escritórios de advocacia, antes marcados pelo formalismo e tradição, têm investido cada vez mais em práticas de gestão inovadoras para se tornarem mais estruturados e competitivos. Um escritório dedicado à atividade jurídica se trata de uma empresa com características específicas, que também demanda uma primorosa administração financeira, gestão de pessoas, controle fiscal e assim por diante.

O panorama sobre as principais questões que envolvem a gestão de escritório de advocacia é bem vasto. É conveniente estar atento não apenas aos pequenos deslizes que podem ser cometidos, mas, também, aos procedimentos e tecnologias que vão otimizar a solução de problemas e potencializar a performance de sua equipe de advogados.

As práticas de gestão que tem se mostrado mais essenciais são referentes a pessoas e às estruturas de RH. Tais políticas, quando devidamente personalizadas para a realidade das sociedades de advogados, garantem uma série de benefícios para seu fortalecimento. Por meio de soluções que envolvem o RH, um escritório pode ter mais facilidade para desenvolver um planejamento estratégico eficaz e, assim, garantir melhores resultados, por exemplo.

Na prática, apesar de mais frequente, ainda não é comum que os escritórios possuam um setor de RH estruturado, cabendo, muitas vezes, aos sócios, executar esse trabalho, em paralelo com as demandas jurídicas.  Assim, é compreensível que os projetos de gestão de pessoas sejam deixados em segundo plano, mas seu impacto é sentido. Nesse cenário, o escritório pode contar com uma consultoria especializada para ajudá-lo a construir boas práticas.

Então, como o RH pode tornar os escritórios de advocacia mais estratégicos? Por meio de práticas de gestão e estratégias de desenvolvimento de pessoas, o RH é capaz de construir equipes engajadas, gerar fluidez de comunicação, construir processos ágeis, desenvolver bom clima organizacional, atrair e reter talentos e impactar positivamente a imagem do escritório no mercado. E esses são apenas alguns exemplos.

A seguir, compartilhamos algumas práticas que podem ser implementadas:

  • Recrutamento e Seleção especializado – garante a construção de times de alta performance, contratando profissionais adequados para a necessidade do escritório, nos aspectos técnicos e comportamentais.
  • Avaliações de Desempenho – viabiliza a construção de programas de desenvolvimento individuais e personalizados e garantem a aplicação regular de feedbacks, contribuindo não apenas para o desenvolvimento dos profissionais, mas também para sua motivação e sentimento de reconhecimento.
  • Treinamentos – dão suporte ao desenvolvimento e a capacitação da equipe e das lideranças, podendo envolver tanto temas técnicos como comportamentais. Os treinamentos proporcionam um melhor alinhamento técnico nas equipes, contribuem para o desenvolvimento dos profissionais e, por consequência, para melhores trabalhos e resultados.
  • Pesquisas de Clima e Satisfação Interna – permitem que os profissionais sejam ouvidos e possibilitam o direcionamento das ações internas para temas que realmente serão diferenciais no dia a dia. Além disso, viabilizam que os sócios “corrijam o curso”, alinhando as metas do escritório com os times.
  • Estrutura de Remunerações e Plano de Crescimento – auxiliam da organização do escritório e a definição de funções. Além disso, deixam claro para os profissionais quais as oportunidades de crescimento que existem e que devem fazer para alcança-las, trazendo valorização e reconhecimento, sendo essenciais para atração e retenção dos talentos.
Gessica Dorneles

Gessica Dorneles

Graduada em Psicologia pela UFMG, Coach pela Academia do Psicólogo e Headhunter especializada no segmento jurídico.

Compartilhar:

Posts anteriores

Assine a nossa newsletter

WhatsApp

Espere um momento,

temos algo incrível para você!

Não perca as melhores oportunidades e as últimas novidades que a Perroni tem a oferecer. Junte-se à nossa comunidade e descubra tudo isso através da nossa newsletter exclusiva!