Gestão de pessoas em tempos de crise

Gestão de pessoas em tempos de crise | Perroni Consultoria em RH

É fato que o Brasil e o mundo vivem uma crise assustadora: Covid-19, isolamento social, crise econômica, crise política e assim vai… No entanto, sabemos que toda crise, independente da sua natureza, impacta diretamente nas relações humanas.

Nesse momento, as práticas de gestão de pessoas nas empresas se tornam protagonistas. Como agir diante de tanta insegurança? Todas as empresas estão preparadas para enfrentarem diferentes desafios?

A verdade é uma só: estabilidade não existe, vivemos constantemente em momentos de incertezas e mudanças. A grande lição é: as políticas e práticas de gestão de pessoas não devem ser “assuntos da moda”, de um momento, seja ele de crise ou de bonança. 

Entender as dinâmicas de relações de trabalho é, e continuará sendo, muito estratégico para qualquer empresa, seja ela de pequeno ou grande porte, nacional ou multinacional.  As empresas são feitas de pessoas, atingimos resultados por meio das pessoas, e nada vai se concretizar se não tivermos uma estratégia de gestão de pessoas.

Gestão de pessoas é vital para qualquer organização, não deveria sair de pauta nunca, principalmente da agenda dos líderes. A atenção e prioridade com que tratamos essas questões estão intimamente ligadas ao engajamento da sua equipe e aos resultados da sua companhia.

Aqui vão algumas dicas para todos já colocarem em prática, para que em momentos como esses que estamos passando, contemos com equipes engajadas:

  • Líder: conheça as pessoas das suas equipes, entenda os seus motivadores, converse frequentemente com cada um, valorize comportamentos que são importantes para o negócio, dê desafios, responsabilidade e autonomia a cada um, celebre conquistas;
  • As pessoas precisam ter objetivos claros, espaço para atuação – o sentimento de dono é um dos principais fatores de engajamento;
  • As políticas de gestão de pessoas devem ser vividas no dia-a-dia, o que é falado deve ser conectado ao que é praticado;
  •  Aposte na diversidade, de perfil, de ideias, de conhecimentos, de habilidades, de soluções, de formas de trabalhar, etc. Equipes diversas certamente poderão passar por momentos de transformações com maior tranquilidade, segurança e confiança;
  • O que fizemos até hoje nem sempre levará aos mesmos resultados. Esteja conectado às transformações do mundo, dê espaço ao RH da sua empresa para criar um ambiente de trabalho moderno e conectado;
  • Valorize qualidade de vida, saúde e segurança dos seus colaboradores.

O que faremos daqui pra frente? Invista em um ambiente que as pessoas queiram estar ali. Promova, valorize, incentive constantemente os talentos na sua empresa, e em tempos de crise, serão essas pessoas que não deixarão a peteca cair!

Maria Angélica Carvalho

Maria Angélica Carvalho

Formada em Administração de Empresas, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV e especialização em Gestão Estratégica de Pessoas pela FIA/USP.

Compartilhar:

Posts anteriores

Assine a nossa newsletter

WhatsApp

Espere um momento,

temos algo incrível para você!

Não perca as melhores oportunidades e as últimas novidades que a Perroni tem a oferecer. Junte-se à nossa comunidade e descubra tudo isso através da nossa newsletter exclusiva!