O que é preciso saber sobre People Analytics?

Extrapolando todas as ferramentas e softwares disponíveis no mercado para otimizar a gestão de pessoas, podemos destacar o People Analytics, que é uma metodologia orientada para a coleta, organização e análise de dados aplicados. Essa metodologia visa fornecer uma percepção estratégica da colaboração de cada integrante da equipe dentro do contexto organizacional. Dessa forma, ela propicia a melhora das tomadas de decisões sobre cada colaborador, favorecendo o reconhecimento dos que são destaques e a identificação de situações como baixa produtividade, pouco engajamento, alto índice de rotatividade e insatisfação.

Para a coleta de dados, inicialmente, não é necessário o preenchimento de novos formulários ou a requisição de relatórios aos líderes. Pode-se iniciar o mapeamento a partir das informações que a empresa já possui, como registro de ponto (mostrará o número de horas trabalhadas), folha de pagamento (indica o custo do setor), produtividade, etc.

É importante ressaltar que o foco do People Analytics consiste em não apenas reunir dados. Esses dados devem estar organizados, estruturados de acordo com os objetivos da gestão e, principalmente, devem ter um propósito definido e claro. Essa metodologia não serve para vigiar os colaboradores, mas sim para entender as demandas e otimizar o uso das habilidades dentro da estratégia empresarial.

Com a aplicação dessas análises fica mais fácil implementar planos de carreira em conjunto com o colaborador, otimizar as tomadas de decisão, tornando-as mais rápidas e assertivas, em processos estratégicos como contratação, demissão, promoção ou recolocação, por exemplo.  Para implementar corretamente essa metodologia, devemos estruturar 4 pilares chaves.

  • Qual o objetivo a ser alcançado?

O RH deve fazer um levantamento de quais são os principais problemas que estão ocorrendo na organização. Dessa forma, é possível categorizar o que se pretende resolver.

  • Como será a coleta de dados?

Essa é uma etapa crucial do processo. A escolha dos processos de coleta de dados deve ser assertiva e bem orientada com os objetivos estabelecidos. Dessa forma, haverá dados úteis e confiáveis para realizar as análises. É importante avaliar o “macro” e o “micro”, para conseguir ver além do “desempenho” de forma isolada. É essencial contextualizar o percurso do colaborador até aquele estágio, por exemplo. Uma outra medida é identificar a frequência de ocorrência de determinados eventos, dessa forma será possível reduzir o fator acaso.

  • Quais indicadores serão aplicados?

Tendo em mãos os dados brutos, é necessário estabelecer como será o tratamento aplicado a eles. Busque formas de contextualizar as informações: avalie-as de forma a estruturar os dados, classifique-as.

  • Qual a correlação dos dados coletados e as métricas desejadas?

Uma vez construído o sistema de medição e indicadores, agora é importante identificar tendências e correlações. Verifique como o resultado de um indicador afeta outro, como eles reagem frente às variações. Dessa forma é possível fazer uma modelagem de todos os dados, variáveis, números e pesquisas avaliadas. Com essas informações será possível identificar as melhores maneiras de estruturar a equipe, distribuir benefícios e programas de incentivo, por exemplo.

Perroni Consultoria

Perroni Consultoria

Somos uma consultoria de Recursos Humanos especializada em processos estratégicos de recrutamento e seleção e soluções de gestão de pessoas no segmento jurídico.

Compartilhar:

Posts anteriores

Assine a nossa newsletter

WhatsApp

Espere um momento,

temos algo incrível para você!

Não perca as melhores oportunidades e as últimas novidades que a Perroni tem a oferecer. Junte-se à nossa comunidade e descubra tudo isso através da nossa newsletter exclusiva!