Pesquisa de Clima

“Pesquisa de Clima” é um termo comum dentro do RH. O que significa, afinal? Qual é sua utilidade?

Trata-se, simplificadamente, da verificação de aspectos internos de uma organização, para que se possa identificar questões importantes relacionadas ao ambiente, satisfação dos colaboradores e até promover direcionamentos adequados dentro do planejamento estratégico. Geralmente composta por uma parte quantitativa, consistente na aplicação de questionários escritos e entrevistas, e por uma parte qualitativa, que é trazida pela integração e análise de dados, a verificação do clima organizacional tem por objetivo atestar a influência do ambiente na motivação dos colaboradores, o que reflete, de modo direto, em seu comportamento e produtividade.

Importante registrar que estes aspectos são verificados sob a ótica dos próprios colaboradores e, comumente, são relacionados a: comunicação; remuneração e PL; relacionamento com clientes internos e externos; estrutura física; fatores de motivação e insatisfação; organização de procedimentos internos e aspectos relacionados à cultura organizacional.

Para funcionar, é importante que cada um tenha liberdade de se manifestar da maneira que melhor lhe convier. Há, assim, a necessidade de garantir o anonimato e o sigilo, com o único fim de promover liberdade para realização de críticas sem medo de represália.

Se bem conduzido, com engajamento do maior número possível de profissionais, ao final, os gestores terão um verdadeiro raio-X da empresa. Este engajamento será tanto maior quanto for a crença de que o projeto trará benefícios a todos. Para sedimentar esta impressão, é necessário realizar, ao final do processo, uma devolutiva a toda a equipe, com a apresentação de resultados e propostas concretas de melhoria.

Para surtir efeitos, é interessante haver alguma frequência na implantação do trabalho. Ela poderá variar caso a caso, de modo anual, semestral, trimestral, enfim. Para casos em que se busca maior agilidade, há uma variação simplificada chamada Pesquisa Pulso. Grosso modo, seria uma mini Pesquisa de Clima, direcionada a um ou alguns pontos mais específicos.

Com vistas a manter uma organização saudável, vários aspectos devem ser observados. Para isto, um RH forte e atuante é essencial, e uma boa ferramenta a ser utilizada é a Pesquisa de Clima.

Pedro Palhares

Pedro Palhares

Graduado em Direito e graduando em Psicologia pela Universidade Fumec, Pós graduado em Mediação de Conflitos pela FGV/SP e Headhunter especializado no segmento jurídico.

Compartilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Posts anteriores

Matriz BCG

Já ouviu falar da Matriz BCG?

A Matriz BCG consiste em uma técnica desenvolvida para analisar o desempenho e o ciclo de vida de produtos/serviços. Ela foi desenvolvida na década de

Assine a nossa newsletter